Por que todo funcional também precisa estudar Fiori?

Embora seja muito divulgado para desenvolvedores, SAP Fiori é essencialmente uma tecnologia para a área de negócio.

O Fábio Pagoti já escreveu um ótimo post sobre porque todo ABAP deveria estudar Fiori. Não é à toa: no mundo todo o SAP Fiori tem sido muito difundido para o público técnico, por suas capacidades em termos de desenvolvimento de novas funcionalidades.

Entretanto, muito do que se pode fazer no SAP Fiori também pode ser feito usando outras tecnologias semelhantes. A pergunta que fica é: porque o SAP Fiori e não alguma destas outras?

A resposta está na biblioteca de aplicativos prontos disponibilizada pela SAP. Em sua introdução, em 2013, o SAP Fiori disponibilizava 25 aplicativos. Hoje, são mais de 1000. Disponibilizados em ondas separadas por intervalos de alguns meses, contendo centenas de novos aplicativos, o SAP Fiori foi acumulando valor de negócio e business cases onde pode ser a solução ideal.

Logo, é fundamental conhecer os aplicativos relevantes ao seu módulo, suas capacidades, requisitos e parametrizações necessárias. Afinal, são muitos os cenários onde o uso do SAP Fiori trará um resultado melhor que o tradicional SAP GUI e suas transações. Seja um processo de aprovação de documentos de compra, uma solicitação de viagem, um lançamento e aprovação de ausência, apontamento de horas, etc.

É um dos pilares da SAP para a próxima década.

Sim, o Fiori é parte fundamental para a renovação da interface de usuário da SAP. Resumindo o que diz o documento SAP UX Strategy, as ações mais importantes realizadas nos produtos da SAP serão repensadas, simplificadas e desenvolvidas em Fiori. Além disso, todo novo desenvolvimento feito pela SAP (vide S/4HANA, SuccessFactors, Ariba, Concur, Hybris e até o SAP Support Portal) será feito usando Fiori como UI.

Não conhecer SAP Fiori é, portanto, ficar no passado.

Conhecer o potencial do SAP Fiori é fundamental para mapear processos dentro das soluções novas soluções da SAP.

Tanto no S/4HANA quanto no próprio SAP ERP, muitas das transações e etapas de processo não serão mais as mesmas. O Fiori introduz aplicativos que permitem aos usuários realizar ações de forma mais simples usando seu smartphone, tablet ou desktop. Conhecer o potencial da ferramenta para substituir as transações SAPgui de algumas das principais funções de produtos consagrados, como o SAP ERP, CRM, SRM, PLM, SolMan, GRC, etc. é fundamental para criar as soluções digitais que serão exigidas pelas empresas nos próximos anos.

Se familiarizar com as capacidades do Fiori e SAPUI5 é fundamental para mapear, especificar e projetar desenvolvimentos e customizações para gaps.

Sim, além da biblioteca de aplicativos standard, o SAP Fiori permite o desenvolvimento de novos aplicativos. Ou seja, você pode combinar aplicativos standard e desenvolvidos para garantir um processo mais simples, rápido e amigável para seus usuários. Além disso, os aplicativos standard podem ser customizados e estendidos. Logo, conhecer como isto é feito e como procurar por pontos de extensão é essencial.

Conclusão

SAP Fiori é uma tecnologia que veio para ficar. Seu principal valor está no benefício que seus aplicativos trazem ao processo de negócio e aos usuários. Conhecer Fiori é um skill fundamental para o funcional que desejar se manter atrativo para alguns projetos do presente e para a grande maioria dos projetos do futuro breve. Perder a oportunidade de acompanhar as empresas nestes primeiros projetos e crescer com elas pode gerar uma defasagem de conhecimentos e experiências tão grande que será quase impossível recuperá-lo completamente.